Autoconfiança e Carreira Profissional

23/02/2020

Texto: Equipe TEvolution

Pessoas que não confiam em seu próprio potencial se tornam limitadas e carregam um estigma de inferioridade que as tornam incapazes de tomar decisões, e isso dificilmente as coloca em uma posição de liderança, mesmo quando as suas competências e habilidades são evidenciadas - na medida em que não se desenvolve a autoconfiança, esses valores são comprometidos.

Para as pessoas que não confiam em si mesmas, qualquer situação adversa que surge em seu caminho, por menor que seja, é superdimensionada e elas entram em estado de apatia ou paralisia, de modo que os seus propósitos na carreira se desestruturam, levando-as ao fracasso.

Nesses momentos difíceis é preciso ser resiliente, ou seja, desenvolver a capacidade de ser flexível diante de crises e situações desafiadores, transcendendo os empecilhos e projetando novas soluções. A resiliência nos ensina que essa fase é temporária e que "dar a volta por cima" é visualizar o problema confiantes de que temos a arma certa para combater as adversidades.

A superação dessas crenças limitantes está diretamente ligada ao controle dos sentimentos. Manter-se equilibrado emocionalmente auxilia no nosso modo de pensar e de lidar com nossos medos e inseguranças. Nesse sentido, algumas técnicas de inteligência emocional podem ser seguidas para desenvolver ou resgatar a autoconfiança.

  • Tenha pensamentos positivos - Pense sempre que você é capaz. Além de fazer bem para a sua mente, afeta as pessoas que estão à sua volta, tanto na vida pessoal quanto na carreira profissional.
  • Seja você mesmo (a) - Você é único (a) no mundo. Procure olhar para o que você tem de melhor, não em relação aos outros, mas em relação a si mesmo (a). E assim vai descobrir que esse é o seu diferencial.
  • Valorize suas características - A autoconfiança vem acompanhada da autovalorização. Pessoas autoconfiantes sabem reconhecer e valorizar cada ponto forte que possuem. Utilize a seu favor as qualidades que você tem e assim conquistará aquilo que deseja.

Acredite em si mesmo (a), em suas ações, ideias e projetos. Será mais um grande passo para ser reconhecido e valorizado também pelos outros na esfera organizacional. Nessa matemática, autoconfiança mais força de vontade mais ação é igual a sucesso.

Desenvolva sua Inteligência Emocional


Todos os seres humanos têm a possibilidade de melhorar e desenvolver qualquer habilidade. A Inteligência Emocional pode ser, da mesma forma, desenvolvida, treinada e aprimorada.

Desenvolva sua capacidade de lidar melhor com as emoções, gerenciar seus comportamentos e relacionamentos. Te convido a conhecer o Treinamento Evoluir. Serão três dias dedicados ao desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, das habilidades interpessoais e da liderança pessoal, tão importantes para o verdadeiro sucesso.

Mais informações:

www.institutote.com.br/evoluir

e-mail: contato@institutote.com.br

A Chance de mudar sua vida!

Estudos comprovam que pessoas com alto grau de Inteligência Emocional são mais produtivas, saudáveis e felizes.