Bloqueios e limitações

13/05/2022

       É uma verdade fundamental que às vezes a maior barreira para o seu sucesso é você mesmo. Não que você não tente, não seja talentoso ou não tenha os recursos para ter sucesso, pois na grande parte das vezes você tem sim. O que acontece é que uma mentalidade autolimitada pode se infiltrar em sua visão de mundo sem que você perceba, mantendo a realização de seus objetivos para sempre em um horizonte inalcançável, ou quase.

       A psicóloga cognitiva Amanda Crowell, nos traz um conceito importante sobre o chamado "fracasso defensivo", que é o que acontece quando você quer alcançar algo, pensa nisso constantemente, mas simplesmente não o faz. Isso não acontece porque você é preguiçoso ou não tem força de vontade, mas pode estar acontecendo os chamados "três poderosos bloqueios de mentalidade" que o mantêm preso em um ciclo de fracasso defensivo.

       Quer saber quais são esses bloqueios e como se desvencilhar disso?

  1. "Eu simplesmente não acho que posso fazer isso."

       Foi comprovado que visualizar o sucesso ajuda a alcançar o sucesso - e o oposto também vale. Se você acredita que não pode fazer algo, é muito mais provável que você não possa, não queira ou nem mesmo tente. E a única maneira de realmente falhar é quando você desiste, não melhora ou nunca tenta.

2. "Pessoas como eu não são boas nisso."

       Quase caí nesse bloqueio mental quando me tornei empreendedor. Demorei um pouco para começar a construir meus seguidores sociais e projetar um curso on-line porque estava convencido de que pessoas como eu (não conhecedoras de tecnologia) nunca seriam boas nessas coisas.

       Em determinado momento pensei que seria péssimo em me vender como palestrante/escritor/treinador e não estava gostando da ideia de tentar. Graças à Deus esses bloqueios e pensamentos foram momentâneos, logo me coloquei alinhado com os meus propósitos e segui firme.

       Em geral, quando nos comparamos aos outros, ou ao que os outros permitem que conheçamos, reduzimos nossa autoestima e nossa capacidade de realização. Cuidado com as comparações.

3. "Sinto que tenho que fazer isso, mas na verdade não quero."

       No fundo, se você realmente não quer fazer algo, não fará (ou pelo menos fará com agonia e ineficiência). Sabe aquelas desculpinhas que inventamos para deixar de fazer algo? Pois é, desculpinhas...

       Se tiver que escolher dar um passo para alcançar aquilo que você não quer, ou fazer qualquer outra coisa que você realmente queira fazer, o último vencerá todas as vezes porque o desejo pelo primeiro não é forte o suficiente.

       A solução aqui requer ser honesto consigo mesmo sobre o que você realmente deseja realizar e por quê. Encontre as razões por trás dos seus porquês e então, como Crowell sugere, use-as como fonte de energia pessoal para mantê-lo em movimento em direção à realização desse objetivo.

       O nome disso é Propósito Definido.


Melhore-se continuamente

Todos os seres humanos têm a possibilidade de melhorar e desenvolver qualquer habilidade, evoluindo sempre.

Desenvolva o seu potencial interior, gerenciando seus comportamentos, relacionamentos e resultados.

Te convido a conhecer o Treinamento Evoluir. Serão dias dedicados ao seu desenvolvimento pessoal, ao Autoconhecimento, ao desenvolvimento de habilidades interpessoais e Inteligência Emocional, tão importantes para o verdadeiro sucesso.

Grande abraço!