Como tratar a Insegurança Emocional

10/07/2020

Texto: Equipe TEvolution

A insegurança é realmente um sentimento que atrapalha o desenvolvimento social e profissional de muita gente. No entanto, o que muita gente não sabe, é que temos a capacidade de adquirir o controle emocional para lidar com estas situações, fazendo com que atinjamos o equilíbrio interno necessário para lidar com situações difíceis em nosso dia a dia.

Mas, você deve estar se perguntando, como atingir esse controle? E qual a sua importância de fato?

Acompanhe o nosso artigo para que você possa sanar todas estas questões e começar hoje mesmo a se autoconhecer e aprender a lidar com sua insegurança. Confira:

A importância de desenvolver o controle emocional

O controle emocional  é a capacidade que você pode desenvolver para atingir um equilíbrio nos seus picos de ansiedade, insegurança, estresse, etc.

É a capacidade de se sentir no "poder" dos seus problemas. E não de se sentir ameaçado pelos mesmos. Além do mais, quem é mais capaz de lutar contra os seus problemas do que você mesmo?

Este controle nada mais é do que a capacidade de lidar com os seus sentimentos, de uma forma saudável e madura, expressando-os de uma maneira consciente, sem exageros ou agressões excessivas, sabendo viver as emoções de uma forma que não façam você parar a sua vida para resolvê-las. Você sente as suas emoções, mas sabe exatamente o que fazer diante de cada uma.

Como desenvolver o controle emocional

Desenvolver a sua inteligência emocional requer dedicação, paciência e disciplina. Não vai ser da noite para o dia que você irá atingir êxito neste objetivo.

No entanto, o primeiro passo é você reconhecer a necessidade deste controle. Compreender que é preciso conhecer os seus sentimentos para melhor trabalhar com eles.

A partir do momento que você percebe esta importância, tudo passará a fluir e você caminhará rumo à superação da ansiedade excessiva, da tristeza que te invade sem explicação, etc.

Existem algumas dicas pertinentes que poderão lhe ajudar. Confira:

  • Controle suas emoções a partir da meditação: A partir da meditação, você estará liberando os seus pensamentos, limpando sua mente, mantendo o foco no que interessa e estabilizando as suas emoções.
  • Observe você mesmo: Outra maneira eficiente de atingir a inteligência emocional é observando a si mesmo. Tente se olhar de fora, no momento em que um sentimento "explode" em você. Assim você começa a controlar a forma que você extravasa as coisas.
  • Você não é o que você sente: Aprenda isso! Não são as suas emoções que dizem quem você é, pare de se sentir inseguro quanto a isso! É você quem diz as suas emoções quem você é. Dessa forma, aprenda a equilibrá-las reconhecendo que elas não são uma característica sua. Apenas te invadem porque você ainda está despreparado. Mostre a elas quem é que manda.
  • Invista em Treinamentos, vivências e terapias com viés em autoconhecimento e Inteligência Emocional.

A partir disso, com certeza você passará a enxergar a vida de outra forma, e as inseguranças e ansiedades da vida lhe deixarão em paz!