Controle Emocional
Texto: Equipe TEvolution

No nosso cotidiano, podemos ver o quanto somos fortes diante das dificuldades e dos desafios que a vida nos apresenta. Entretanto, muitas vezes, a força que pensávamos ter nesses momentos dá lugar a uma ansiedade - acompanhada da insegurança - que pode prejudicar a nossa tomada de decisões. Em outras palavras, estamos tendo um desequilíbrio emocional, o que não é bom para a nossa saúde física e mental. Afinal, como manter o controle das emoções?
As emoções em nossa vida
As emoções acontecem e manifestam-se em diversos contextos da nossa existência: no trabalho, nas amizades, com os familiares e nas nossas relações íntimas. Elas podem salvar a nossa vida, mas do mesmo modo podem causar enormes prejuízos. As nossas emoções podem conduzir-nos a ações que julgamos coerentes e adequadas, mas podem também fazer-nos agir de forma impensada cuja ausência de racionalidade leva-nos ao arrependimento em pouco tempo.
Nesses momentos, a inteligência emocional, que está amparada na psicologia do comportamento, é um importante aliado para ampliarmos a nossa consciência e assim controlarmos as nossas emoções. Eis algumas dicas:
- Crie o hábito de meditar e relaxar
Durante a meditação e o relaxamento aumentamos a nossa capacidade de manter a atenção e não se distrair facilmente. Com isso atingimos um maior controle emocional e não nos deixamos levar pelos impulsos.
- Comece a observar as suas emoções
Quando observamos sistematicamente nossas emoções, descobrimos a essência que está em cada uma delas. Devemos lembrar que os nossos pensamentos produzem as nossas emoções e que nós podemos ter o controle sobre os nossos pensamentos.
- Não se identifique com suas emoções
As emoções surgem de fatores externos a cada um de nós. Compreender isso significa dizer que as emoções são nossas, mas que não somos as nossas emoções. E isso gera mais capacidade de controle, pelo simples fato de que podemos cuidar de nossas emoções assim como cuidamos de partes do nosso corpo.
- Não tente se livrar das emoções
Muitas pessoas imaginam que precisam fugir das emoções; ao contrário, é necessário estar com elas e cuidar delas, buscando compreender o motivo da sua existência em nós e como podemos amadurecer ao lidar com elas, de maneira saudável, mudando o nosso estado mental e emocional.
Ao fazer uso da inteligência emocional, vamos adquirir a autoconfiança e a certeza de que nós controlamos as emoções - sejam positivas, sejam negativas - e não que estamos sob seu controle. Portanto, deixe para viver cada situação em seu momento e não sofra por antecipação.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Todos os seres humanos têm a possibilidade de melhorar e desenvolver qualquer habilidade. A Inteligência Emocional pode ser, da mesma forma, desenvolvida, treinada e aprimorada.
Desenvolva sua capacidade de lidar melhor com as emoções, gerenciar seus comportamentos e relacionamentos. Te convido a conhecer o Treinamento Evoluir. Serão três dias dedicados ao desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, das habilidades interpessoais e da liderança pessoal, tão importantes para o verdadeiro sucesso.
Mais informações:
www.institutote.com.br/evoluir
e-mail: contato@institutote.com.br