Estresse: o segredo está nas Emoções

21/01/2020

Texto: Equipe TEvolution

É muito comum, em nosso dia a dia, escutarmos a famosa expressão "Tô estressado!", que pode estar sendo dita pelos outros ou por nós mesmos. Vamos falar sobre isso?

Impaciência, ansiedade, intolerância, apatia, insônia, alergias... Esses são apenas alguns dos sinais alertando que o nosso corpo não vai bem e que, portanto, há um desequilíbrio. A ciência moderna deu a isso o nome de estresse (do inglês "stress", que quer dizer "pressão"), para indicar um desconforto psicossomático que, gradualmente, vai interferindo em todas as áreas da nossa vida: relacionamentos, espiritualidade, esfera profissional, etc.

Por que nos sentimos estressados?

O potencial do nosso sistema imunológico está ligado ao nosso estado emocional, por meio de substâncias que, a todo momento, enviam mensagens do estado mental para o estado físico. E então, inevitavelmente, essa "máquina" maravilhosa, que é o corpo humano, começa a ressoar em nossos ouvidos, repetidamente, a conhecida frase "Tô estressado", acompanhada de um alerta: "É hora de parar"!

Além de todas as orientações já conhecidas para o combate ao estresse - prática de atividades físicas, alimentação controlada, sono adequado, momentos de lazer, entre outras -, é importante observarmos como estão as nossas emoções, buscando identificar a postura que estamos adotando e que pode estar contribuindo para essa condição de "doença" do mundo moderno.

Diante de um quadro de estresse, aplicar a inteligência emocional, identificando o que, de fato, precisamos para garantir qualidade de vida, certamente poderá trazer excelentes resultados.

Como isso acontece?

Inteligência emocional é a forma como lidamos com o nosso comportamento, exercitando o autoconhecimento e as nossas relações com os outros. Pessoas emocionalmente equilibradas sabem reconhecer as fragilidades e as potencialidades que lhes são inerentes, e assim são capazes de tomar decisões assertivas, isto é, aquelas que conduzem a resultados positivos.

A prática da inteligência emocional reduz a percepção do estresse em resposta a situações difíceis, ampliando a capacidade do nosso cérebro para reagir positivamente ao alerta do corpo. Assim, o nosso sistema imunológico se mantém forte e o nosso corpo torna-se resistente aos sintomas advindos dos elementos estressores.

Aqui vão algumas dicas para que possamos desenvolver habilidades de combate ao estresse, utilizando a inteligência emocional.

Em primeiro lugar, precisamos perceber que estamos estressados. O que o nosso corpo está revelando? Quais mudanças estão acontecendo no aspecto físico? Assumir essa condição já nos impulsiona a solucionar o problema.

Depois, é importante observar a nossa resposta ao estresse. Ficamos irritados, deprimidos, paralisados quando nos confrontamos com uma situação estressante?

Por fim, é preciso descobrir a nossa fórmula de reduzir ou combater o estresse. Podemos escolher um dos sentidos com os quais nos identificamos: escutando música, assistindo a um filme, conversando com um bom amigo, apreciando a natureza, dedicando-nos a momentos de oração e meditação.

Enfim, conhecer-se para ajudar-se diante dos conflitos cuja raiz está nas emoções. Essa é a tônica da inteligência emocional. Uma prática desafiadora, mas certamente gratificante.

Menos estresse! Mais vida saudável a todos nós!

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Todos os seres humanos têm a possibilidade de melhorar e desenvolver qualquer habilidade. A Inteligência Emocional pode ser, da mesma forma, desenvolvida, treinada e aprimorada.

Desenvolva sua capacidade de lidar melhor com as emoções, gerenciar seus comportamentos e relacionamentos. Te convido a conhecer o Treinamento Evoluir. Serão três dias dedicados ao desenvolvimento da sua Inteligência Emocional, das habilidades interpessoais e da liderança pessoal, tão importantes para o verdadeiro sucesso.

Mais informações: 

www.institutote.com.br/evoluir

e-mail: contato@institutote.com.br

A chance de mudar sua vida!

Estudos comprovam que pessoas com alto grau de Inteligência Emocional são mais produtivas, saudáveis e felizes.