Fortalecendo sua Autoestima

30/03/2022

Autoestima é o apreço que cada um sente por si mesmo. Se você quiser viver bem e em um mundo melhor precisará, primeiramente, desenvolver uma boa autoestima.

Existem várias formas de se aumentar esse apreço por nós mesmos, mas, de princípio, precisamos identificar as crenças negativas que temos sobre nós, desafiando elas.

Muitas pessoas se acham "estúpidas" para se candidatar a um novo emprego, por exemplo, ou acham que "ninguém se importa" com elas. Isso inibe o potencial interior.

E como resolver isso?

Um bom exercício é anotar esses pensamentos negativos e escrevê-los em um pedaço de papel ou em um diário, perguntando a si mesma quando você começou a ter esses pensamentos.

Em seguida, comece a escrever evidências que desafiam essas crenças negativas, como "Sou muito boa em palavras cruzadas enigmáticas" ou "Minha irmã me chama para um bate-papo toda semana, portanto é uma pessoa que se importa comigo".

Procure ter pelo menos 5 coisas positivas em sua lista e adicione mais, regularmente. Em seguida, coloque sua lista em algum lugar onde você possa vê-la. Dessa forma, você pode continuar se lembrando de que está bem.

Quer mais dicas? Então segue mais delas:

1- Reconheça no que você é boa

Todos somos bons em alguma coisa, seja cozinhar, cantar, fazer quebra-cabeças ou ser amigos. Também tendemos a gostar de fazer as coisas em que somos bons, o que pode ajudar a melhorar seu humor.

2. Construa relacionamentos positivos

Se você achar que certas pessoas tendem a derrubá-la, tente passar menos tempo com elas ou diga a elas como você se sente sobre suas palavras ou ações. Tente construir relacionamentos com pessoas que são positivas e que apreciem você.

3. Seja gentil consigo mesma

Isso significa ser amorosa consigo mesmo nos momentos em que você sente vontade de ser autocrítica.

Pense no que você diria a uma pessoa em uma situação semelhante. Muitas vezes damos conselhos muito melhores aos outros do que a nós mesmos.

4. Aprenda a ser assertiva

Ser assertiva é ter a capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente.

Um truque é olhar para outras pessoas que agem de forma assertiva e copiar o que fazem. Repare que não se trata de fingir que você é alguém que não é. É pegar dicas e dicas de pessoas que você admira e deixar o seu verdadeiro "você" aparecer.

5. Comece a dizer "não"

Pessoas com baixa autoestima muitas vezes sentem que precisam dizer sim para outras pessoas, mesmo quando na verdade não querem. O risco é que você fique sobrecarregada, ressentida, irritada e deprimida.

Na maioria das vezes, dizer não, não perturba os relacionamentos. Pode ser útil continuar dizendo não, mas de maneiras diferentes, até que eles entendam a mensagem.

6. Dê a si mesmo um desafio

Todos nós nos sentimos nervosos ou com medo de fazer as coisas às vezes. Mas as pessoas com autoestima saudável não permitem que esses sentimentos os impeçam de tentar coisas novas ou enfrentar desafios.

Estabeleça um objetivo, como participar de uma aula de ginástica ou ir a uma ocasião social. Alcançar seus objetivos ajudará a aumentar sua autoestima.

Chegou a hora de se colocar como prioridade em sua vida, não de forma egoísta, mas como ação inteligente de autocuidado e atenção à sua essência, cuidando das suas emoções, comportamentos e resultados de vida.


Melhore-se continuamente

Todos os seres humanos têm a possibilidade de melhorar e desenvolver qualquer habilidade, evoluindo sempre.

Desenvolva o seu potencial interior, gerenciando seus comportamentos, relacionamentos e resultados.

Te convido a conhecer o Treinamento Evoluir. Serão dias dedicados ao seu desenvolvimento pessoal, ao Autoconhecimento, ao desenvolvimento de habilidades interpessoais e Inteligência Emocional, tão importantes para o verdadeiro sucesso.

Grande abraço!